domingo, 17 de junho de 2012

Noçoes basicas sobre o gerenciador se tarefas

O que é

O Gerenciador de Tarefas é um programa que permite ao usuário ter maiores informações e controle sobre o que roda no seu computador.
Ele dá informações valiosas como o uso de RAM, memória paginada, entre outros.


Executando o Gerenciador


O jeito mais fácil de rodar o Gerenciador de Tarefas é apertando e segurando CTRL e SHIFT enquanto se aperta ESC: igual ao CTRL-ALT-DEL, mas CTRL-SHIFT-ESC.
No Windows XP, CTRL-ALT-DEL também funciona dependendo da configuração, mas isso é apenas para os usuários que vieram do Windows 98/ME — o jeito mais comum e rápido em todos os sistemas NT (NT/2000/XP/2003) é com o CTRL-SHIFT-ESc.


Terminar um Processo


Você pode terminar processos usando o Gerenciador de Tarefas. Isso é útil em várias situações. Por exemplo, fechar um vírus ou então terminar um processo que está travando o computador.
  1. Rode o Gerenciador de Tarefas
  2. Clique na aba “Processos”
  3. Procure o nome do processo na coluna mais para a esquerda
  4. Clique com o botão direito no nome do processo e então clique em “Finalizar processo”
    Screenshot
    Nota: Alguns processos não podem ser terminados devido ao fato de que pertencem ao sistema. Terminar esses processos pode causar reinicialização em 60 segundos.
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9. Ativando /Desativando o Gerenciador de Tarefas. 
  10.  
  11. Via registro
  12.  
  13. É possível ativar/desativar o Gerenciador de Tarefas através de uma chave no Registro:
  • [HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System]
    DisableTaskMgr
O valor de DisableTaskMgr (que deve ser um valor DWORD) define se o Gerenciador de Tarefas deve ser habilitado ou desabilitado. Se o valor de DisableTaskMgr for 1, não será possível executar o Gerenciador de Tarefas. Se 0 [zero] (ou a chave não existir), o Gerenciador de Tarefas poderá ser executado normalmente.
Via Diretiva de Grupo
Para Windows XP Pro e Windows 2000 é possível desabilitar o Gerenciador de Tarefas através de uma interface gráfica nas diretivas de grupo. Para acessá-la, clique em Iniciar -> Executar, digite “gpedit.msc” e clique em OK.
  • No Windows 2000: Configurações do Usuário -> Modelos Administrativos -> Sistemas -> Logon/Logoff. No painel direito você poderá ver a opção “Desativar Gerenciador de Tarefas”.
  • No Windows XP: Configurações do Usuário -> Modelos Administrativos -> Sistemas -> Opções de Ctrl+Alt+Del. No painel direito você poderá ver a opção “Remover Gerenciador de Tarefas”.
Configurando as diretivas acima para “Ativado” (ou colocando a chave no registro para o valor 1), o Gerenciador de Tarefas será desabilitado e você receberá a mensagem de que o Gerenciador de Tarefas foi desativado pelo administrador.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Hacking & Security | Powered by Xandao Design by Xandao86 | Xandao86