sexta-feira, 22 de junho de 2012

Postfix – Bloqueando Spam com uso de DNSBL


Caso você esteja utilizando o mta Postfix como uma solução open source de correio e deseje implementar uma camada extra de segurança com o filtro de spam, uma excelente opção é a utilização de uma ou mais DNSBL (DNS-based Blackhole).
As famosas listas negras baseadas em consulta dns, que informam se o endereço IP do servidor que está encaminhando e-mails para o seu servidor  é considerado spammer por meio de consulta dns.
O Postfix oferece uma grande variedade de parametros para limitar a entrega de e-mail comercial não solicitado (UCE – unsolicited commercial e-mails).
Sabemos que, mesmo por padrão, o Postfix irá aceitar apenas os e-mails para os domínios cadastrados em seu servidor, mas não será  certo que você não recebará spam para estes domínios, por isso a necessidade de uma solução de filtro de spam, como a utilização de uma ou mais DNSBL.
O truque será utilizar os parametros internos de um mecanismo do próprio Postfix, chamado de UCE Controls desenvolvido pelo programador Jim Seymour.
Você apenas terá que adicionar algumas linhas no seu arquivo de configuração main.cf do Postfix para que o a consulta de DNSBL seja habilitada.
Edite o arquivo de configuração main.cf do Postfix e adicione na sessão smtpd_recipient_restrictions as informações abaixo.
# vim /etc/postfix/main.cf
smtpd_recipient_restrictions = reject_rbl_client b.barracudacentral.org, reject_rbl_client sbl.spamhaus.org
:wq
Reinicie o Postfix e pronto, agora o seu servidor mta está utilizando a consulta de DNSBL.
# /etc/init.d/postfix restart
Shutting down postfix:                              [  OK  ]
Starting postfix:                                          [  OK  ]
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Hacking & Security | Powered by Xandao Design by Xandao86 | Xandao86