sexta-feira, 6 de julho de 2012

Acessando o Ubuntu de fora de Casa com SSH



O SSH é uma ótima forma de transferir arquivo, ainda melhor que o ftp, pois tem a vantagem de usar encriptação nas sessões, dando segurança na transferência/comunicação na Internet. É estar na frente do computador, estando longe.


Para isso vamos simular o seguinte. Estou fora de casa, uso um Roteador D-Link DI-524UP.

Assumindo que apesar de usar DHCP, é um DHCP fixo, meu computador sempre pega o mesmo ip. Com a ajuda no no-ip eu configuro para que eu não precise saber meu ip, eu configuro para meu roteador responder pelo domínio. Dica no no-ip aqui. Depois de fazer o seu domínio ou host, como preferir chamar, no Roteador que uso tem a opção para usar esse domínio em:

Advanced –> DDNS

Depois de configurado essa parte, faça o redirecionamento de portas do SSH para o computador com Ubuntu.

Advanced –> Virtual Server

Faça da seguinte maneira:




Coisas importantes dessa tela:

Name: ao seu critério

IP: deve ser o ip que está instalado computador com Ubuntu e SSH.

Private port: porta interna que o SSH usa, se você não mudar 22 é padrão.

Publica Port: porta aberta para receber a conexão, lembrando que Brasil Telecom, Telemar e Telefônica e todas as operadoras no Brasil em geral fecham algumas portas, então recomendo usar uma porta alta acima de 1024 para que tenhas a garantia de uso. No caso eu botei na porta 8080, que alguns usam para navegação, mas como a provedor de meio físico não bloqueia essa porta, fica melhor de usá-la.

Graças ao amigo Gmazk temos a tela do router WRT-54, além de DynDNS.org e o TZO.com, o D-Link acima suporta: No-IP, DynDNS, HN.org, zoneedit.org.




Se já foi feito tudo acima, vamos para a segunda parte! Instalar o SSH.

Agora abra um terminal e digite:

Citação:
$sudo apt-get install openssh-server openssh-client
Depois do passo acima, já estará rodando, no caso acima supondo que o meu host no no-ip seja o da imagem, então eu usaria em linha de comando o seguinte:

Citação:
$ssh -p 8080 andregondim.eti.br
Agora é só usar!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Hacking & Security | Powered by Xandao Design by Xandao86 | Xandao86