sexta-feira, 6 de julho de 2012

Rodando ASP em servidores web Linux

Introdução
 
Todos sabemos que o Linux oferece um ambiente perfeito para provedores de web hosting, que sob o sistema operacional podem oferecer um serviço estável, rápido e seguro aos seus clientes. O único problema é que a carteira de clientes de um provedor é muito heterogênea e muito se vêem obrigados a também adotarem servidores Windows para oferecer suporte a linguagem ASP.

Antes de tentarem levantar flame-war sobre o porque de rodar ASP no Linux, lembrem-se que na minha opinião esta é uma das linguagens de web scripting mais limitadas que conheço e para quem está querendo escolher uma, temos várias linguagens super poderosas que rodam nativamente em servidores Linux, dentre elas podemos citar: PHP, Perl (mod_perl), Python, JSP (Java/Tomcat), CGI (com Perl, C, Tcl), etc.

Sun ONE Active Server Pages 4.0

É o produto comercial oferecido pela Sun Microsystems que roda em conjunto com o Apache (atualmente na versão 2.0.43) e que nos permite executar páginas ASP através de seu engine. O Sun ONE Active Server Pages também é popularmente conhecido como Chilly ASP.

Note que mesmo sendo um produto comercial, seu custo benefício pode ser melhor que o de se adotar um servidor Windows, pois no mesmo você estará comprando licença do sistema operacional e do web server, enquanto que aqui, somente o do web server. Então temos vantagens em dois sentidos: custo e desempenho.

Download

Você pode obter o Sun ONE a partir da seguinte URL:

* http://wwws.sun.com/software/downloa.../3e839da1.html

Escolha o link para a plataforma Linux e siga os procedimentos para download. Será necessário se registrar no site da Sun, bastando informar seus dados num formulário. Feito isso, surgirão links para download de dois arquivos:

* sunoneasp-4.0.0L.1110a.tar.gz: o software em si, são 73MB de download.
* license_key_asp4_0_linux.txt: o número serial do programa, também é necessário, pois será informado durante a instalação.



Instalação

O site informa que o Chilly ASP foi criado para rodar em Red Hat Linux 7.3 e confesso que numa tentativa preliminar ainda não consegui instalá-lo num Debian Sid, mas ainda não irei desistir.

Feito o download, crie um diretório de instalação e descompacte o tarball com os seguintes comandos:

# mkdir /usr/local/sunone
# cd /usr/local/sunone
# tar -zxvf /path/download/sunoneasp-4.0.0L.1110a.tar.gz


E execute o script de instalação do mesmo:

# ./install.sh

O script é bem intuitivo, qualquer um conseguirá responder às questões de configuração e instalação. Basicamente o software é instalado sob o diretório /opt/casp, que contém o Apache 2.0.43, o Chilly ASP e uma ferramenta de administração do servidor chamada Console Tool. Durante a instalação as instruções de uso são apresentadas, então irei optar por não me tornar recursivo.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Hacking & Security | Powered by Xandao Design by Xandao86 | Xandao86